segunda-feira, 10 de março de 2008

Assembléia aprova pauta nacional

A Assembléia que acontece nesta quinta-feira vai analisar e aprovar a pauta de reivindicações do Setor Elétrico e mostrar a capacidade de mobilização da categoria e a expectativa que cerca a Campanha Salarial.
Este ano, a direção do Sintergia vai realizar Assembléia única para aprovação da pauta de reivindicações, já que não faz sentido realizar assembléias setoriais se a pauta que decide os destinos de toda uma categoria é uma só e serve de base para a Campanha Salarial de todo o país.
Outra medida tomada pelo Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE) foi a de concentrar as negociações no Rio de Janeiro — por ser a maior base do Setor Elétrico — e Brasília — por ser a sede do poder e de onde, afinal de contas, saem as decisões. Além do fator econômico, prevaleceu ainda a questão estratégica, que concentra esforços e agiliza o andamento das negociações.
Mas é fundamental que os trabalhadores incorporem o sentimento de que é preciso que todos estejam mobilizados e dispostos a encontrar denominadores comuns que possibilitem a unificação da luta dos trabalhadores.
Fatores externos, em sua grande parte causados por decisões políticas equivocadas ou mesmo decisões governamentais — como na gestão FHC — tornaram o Setor Elétrico um caldeirão de contrastes que são sentidos no dia-a-dia dos trabalhadores.
Apesar disso, se tivermos unidade e demonstrarmos capacidade de mobilização poderemos obter avanços e/ou barrar tentativas que causem prejuízos ao setor.
No momento em que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) surge como o maior motivo do crescimento apresentado pelo País nos últimos meses, o Setor Elétrico ganha ainda mais importância por ser o gerador e distribuidor da energia necessária para sustentar este crescimento. Precisamos, nesse contexto, fazer valer a nossa importância em tal conjuntura.
O primeiro passo é comparecer à Assembléia e aprovar uma pauta de reivindicações que represente a expectativa da categoria.

ASSEMBLÉIA
Aprovação da pauta nacional do Setor Elétrico
Data: 13 de março de 2008 (quinta-feira)
Local: Auditório do Sintergia
Avenida Marechal Floriano, 199/7º andar
Horário: 18 horas

Quem sou eu

Minha foto
Jornalista e escritor, com passagens por jornais como Última Hora, Jornal do Commercio, O Dia e O Globo, atualmente sou Assessor de Comunicação do Sintergia (Sindicato que representa os trabalhadores do Setor Elétrico do Rio de Janeiro).