terça-feira, 27 de janeiro de 2009

FSM 2009: um novo mundo é possível


Começou hoje (27 de janeiro) e vai até o dia 1º de fevereiro a nona edição do Fórum Social Mundial (FSM), que este ano está sendo realizado em Belém, no Pará.
O FSM pode ser definido como um espaço para o debate democrático de idéias, reflexão, troca de experiências e articulação de movimentos sociais, resultando na formulação de propostas alternativas ao neoliberalismo e ao domínio do mundo pelo capital e qualquer forma de imperialismo.
Mas não é só isso. O FSM também é marcado pela pluralidade e pela diversidade devido ao seu caráter não governamental e não partidário. O principal propósito do FSM é facilitar a articulação de entidades e movimentos engajados em ações concretas — do nível local ao internacional — pela construção de um outro mundo.
Atenção! O FSM não é uma entidade ou uma organização.
Para que se tenha uma idéia da importância do FSM, espera-se para este ano a participação de mais de 100 mil pessoas e 5.680 organizações, representadas por ONGs, sindicatos e grupos religiosos de mais de 150 países de todos os continentes.
Na pauta das principais discussões está a crise econômica mundial, as mudanças climáticas e as alternativas aos modelos de desenvolvimento.

Quem sou eu

Minha foto
Jornalista e escritor, com passagens por jornais como Última Hora, Jornal do Commercio, O Dia e O Globo, atualmente sou Assessor de Comunicação do Sintergia (Sindicato que representa os trabalhadores do Setor Elétrico do Rio de Janeiro).