quinta-feira, 27 de março de 2008

Entidades sindicais têm encontro com Colasuono

Representantes sindicais tiveram reunião com o novo diretor administrativo da Eletrobrás, Miguel Colasuono, cobrando deste um posicionamento em relação a uma série de reivindicações dos trabalhadores, das quais listamos as principais:

a) A criação de um Plano de Cargos e Salários (PCS) que atenda às expectativas dos trabalhadores no que se refere à perspectiva profissional e salarial. Os sindicalistas lembraram a Colasuono que a empresa nunca teve de fato um Plano de Cargos, mas, sim, um instrumento de avaliação de desempenho cujo resultado frustrou os trabalhadores nas suas três aplicações;

b) A prorrogação do Programa de Incentivo à Demissão Voluntária;

c) Posição com relação a criação de incentivo à migração para o Plano CD;

d) Pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), tendo em vista o anúncio pela Eletrobrás de um lucro de R$ 1 bilhão e 500 milhões. Segundo o diretor administrativo, apesar do lucro, o pagamento da PLR está condicionado ao montante de dividendos a ser distribuído aos acionistas, que será definido pelo Conselho de Administração, que deverá se reunir no mês de abril. Somente após essa decisão a empresa terá uma posição sobre a PLR.


Colasuono reafirmou seu compromisso de transformar a Eletrobrás em uma nova empresa e confidenciou aos sindicalistas que essa missão foi repassada pelo Governo Federal à nova gestão. Já em relação às reivindicações, ele pediu um tempo para tomar conhecimento das questões e prometeu dar uma posição aos sindicatos em breve.

A direção do Sintergia destaca a disposição ao diálogo demonstrada até aqui pela nova diretoria de administração e espera que através da negociação as representações sindicais e da Eletrobrás consigam resolver todas as pendências que impedem que os trabalhadores tenham atendidas as suas expectativas.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Jornalista e escritor, com passagens por jornais como Última Hora, Jornal do Commercio, O Dia e O Globo, atualmente sou Assessor de Comunicação do Sintergia (Sindicato que representa os trabalhadores do Setor Elétrico do Rio de Janeiro).